17 janeiro 2012

Resenha: Os homens que não amavam as mulheres


O livro, Os homens que não amavam as mulheres de  Stieg Larsson foi  o 1º da série Millennium, escrito pelo jornalista sueco. Lançado em 2010 o livro volta a ser assunto pois ganhou uma versão cinematográfica de Hollywood que estreia este mês. O escritor ainda escreveu, desta mesma série A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar. Curiosamente o autor escreveu a trilogia e entregou de uma vez os 03 livros na editora e pouco tempo depois foi acometido de um infarto que levou a morte.

A história gira em torno de dois personagens: o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander. Ele um jornalista de assuntos econômicos e diretor-chefe da revista Millennium. Os artigos de Mikael tem a finalidade de denunciar os abusos cometidos por grandes empresários suecos. Lisbeth é uma menina muito problemática, anti-social, teve uma infância díficil. Com uma mãe vivendo em uma casa de repouso ela é obrigada a viver sob a tutela de um representante da assistência social do seu país, mesmo tendo 25 anos.
A história começa a esquentar mesmo quando Mikael e Lisbeth se juntam para desvendar o mistério do desaparecimento de Harriet Vanger em 1950, em uma cidade do interior da Suécia. Neste momento uma série de acontecimentos estranhos passa a ser rotina na vida dos dois e descobertas infelizes farão o ruma das coisas mudarem, o suspense toma conta da história com uma mistura de aventura policial. Os dois protagonistas começam a viver grandes emoções que põem em risco suas vidas, mas que, independente de estarem envolvidos financeiramente ou não, estão envolvidos por puro dever consigo mesmos.
A personagem Lisbeth é um destaque a parte, com certeza não tem como não ficar nem um pouco impressionado com ela, eu me apaixonei de cara. A riqueza que envolve a história dela é o que mais nos chama a atenção.
A narrativa do autor é muito boa mesmo e apesar das 500 páginas a leitura não fica cansativa em nehum momento. O enredo foi bem trabalhado pelo autor, já que o assunto, que é bem pesado sobre violência à mulheres, não ficou massante; e os personagens são bem definidos, com entrelaçamento se dando de forma bem natural. Uma pena que não teremos mais nada do autor sendo publicado. Uma pena mesmo!

Sobre o autor:
Stieg Larsson (1954-2004) foi fundador e editor-chefe da revista sueca Expo, que denuncia grupos neofascistas e racistas. Especialista na atuação das organizações de extrema direita em seu país, é coautor de Extremhögern, livro no qual põe o assunto em evidência.
Em 2004, após entregar seus manuscritos para a editora, Larsson faleceu em conseqüência de um ataque cardíaco.


Sobre o livro:
Páginas: 528
Ano: 2010
Editora: Cia das Letras
Site da série: http://www.trilogiamillennium.com.br/
Facebook:  http://www.facebook.com/OsHomensQueNaoAmavamAsMulheres?ref=ts

Dia 27/01/2012 estréia a versão americana do filme "Os homens que não amavam as mulheres".
Assista o trailler.


3 comentários:

  1. Eu adorei o livro quero comprar a coleção.
    BJ
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha =D o livro é mesmo muito bom, não é?!
    Eu sou suspeita, porque virei muito fã da série!!! os dois outros também são bem legais - pretendo conseguir reler agora em fevereiro e março ^^

    Estou doida para conferir a versão de Hollywood dessa história que tanto me agradou!

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir