23 janeiro 2012

Como água para chocolate, Laura Esquível

Como Água para chocolate é um clássico da literatura mexicana, escrito por Laura Esquível. A escritora que é considerada a precursora do gênero "cozinha-ficção" consegue mesclar os dois aspectos, que no final nos convence que comida e  sentimento sempre andaram juntos.

A história que tem como pano de fundo a Revolução Mexicana, narra a vida de Tita, personagem principal, e como seu contato com a culinária mudou completamente sua vida, seus sentimentos e seu modo de ver o mundo. Durante toda sua infância, Tita viveu na conzinha de sua casa e lá aprendeu todas as receitas culiárias e medicinais ensinadas com todo carinho por Nacha, a cozinheira da família. 
Tita é a filha mais nova da familia De La Garza, que também é composta por Mamãe Helena e as irmãs: Rosaura e Gertrudes. Sendo viuva, Mamãe Helena tem uma postura muito rígida na educação das fillhas e, como costume da época, se preocupa em dar um um bom casamento às três filhas. Marcado por personagens femininas a história vai demonstrar as diferentes posturas de cada uma delas em relação às tradições e costumes da época.
Tita é pedida em casamento por Pedro, seu amor da adolescência, tudo parece perfeito, já que em tempos de casamentos arranjados é dificil casar-se com quem se ama. Um pequeno detalhe vai atrapalhar Tita de viver sua paixão com Pedro, ela será vitima de uma tradição familiar que diz que a filha mais nova não pode se casar por ter a tarefa de cuidar da mãe até a sua morte.
Os capítulos são iniciados com receitas preparadas por Tita mesclado com a narração dos acontecimentos, em uma espécie de folhetim, apesar do livro ter sido publicado na íntegra. A história toma rumos totalmente inesperados ao longo do livro, porém de qualquer forma a mensagem é bem clara: liberdade para viver o amor! Super recomendado!


Sobre a autora:

Laura Esquivel é mexicana, da  Cidade do México e ganhou o mundo primeiramente através do cinema, adatações das suas obras Chido Guan, el Tacos de Ouro e Como água para chocolate. Laura trabalhou como educadora infantil durante algum tempo e passou a escrever peças para o teatro infantil, cursando cinema em seguida. Escreveu outras obras como La Ley Del Amor, Estrellita Marinera e Tan Veloz Como El Deseo. Seu trabalho mais recente foi O Livro das Emoções.



Sobre o livro:
Páginas: 205
Editora: Martins Fontes
Ano: 1993


Este esta resenha faz parte Desafio Literário 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário