16 abril 2012

Resenha: Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe

O livro Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe vai inaugurar aqui no blog a série de indicações de leitura da famosa literatura clássica em parceria com a Editora Martin Claret.
 O livro faz parte de uma coletânea da editora chamada Obra Prima de Cada Autor que contém diversos clássicos com preço super acessíveis.

O Histórias Extraordinárias é composto por uma série de contos reunidos do autor e são muito, muito bons. Com exceção de um dos contos, eu gostei de todos! O gato preto e o Poço e o pêndulo são muito interessantes e todos muito bem escritos! Todo o suspense que ele cria ao movimentar suas histórias e a narrativa descritiva faz de você um refém, no bom sentido, daquele conto. O conto, que é composto geralmente por poucas páginas e somente um capítulo, com Poe parece que cada um deles é uma história de 100 páginas. As histórias são densas e profundas apesar das breves folhas destinadas à cada uma delas. O medo e o subconsciente são explorados através do suspense e até mesmo o terror, marca do estilo de Poe.

O estilo de escrita de Poe não é meramente ao acaso. Toda sua história de vida e dos acontecimentos históricos de sua época influenciaram na forma em que o autor se expressa. O livro desta coleção traz a biografia do autor e eu sugiro que ela seja lida antes dos contos, pois fará toda a diferença para o entendimento, não das histórias, mas o por quê delas.

Leitura super recomendada!

Sobre o autor:  
Edgar Allan Poe (1809-1849) nasceu em Boston, Massachusetts. É considerado, juntamente com Julio Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Os seus contos macabros, profundamente influenciados pelo romance gótico, muito em voga no século XIX, marcaram sem sombra de dúvida o panorama literário norte-americano. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue),The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, marcando o início da verdadeira literatura norte-americana. Colaborou em vários jornais e, em 1833, publicou Message Found in a Bottle, uma short story que lhe valeu um prêmio. 

Sobre o livro:
Páginas: 168
Ano: 2002
Editora: Martin Claret

PROMOÇÃO COMENTÁRIO PREMIADO


Pessoal, estarei sorteando em parceria com a Editora Martin Claret 01 exemplar de Histórias Extraordinárias do Edgar Allan Poe entre os comentaristas da resenha.

Regras:
Seguir o blog no GFC e no twitter @blogeutodaprosa e o blog da editora @edmartinclaret
Deixar um comentário sobre a resenha abaixo.

Boa Sorte!!

RESULTADO DE PROMOÇÃO

Parabéns Ludimila!
Estarei entrando em contato!

10 comentários:

  1. Poe é bem assim: primeiro ele te convida a entrar, mostrando todo o lugar, todo o ambiente. Depois ele nos fala de coisas comuns a cada um de nós, coisas que não morrem com o tempo, coisas da natureza humana. Ele cria empatia entre nós e seus personagens, despertando sentimentos (raiva, rancor, repulsa, etc). E de repente...BUUUUH

    Algo de extra-ordinário acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! já li esse livro e também acho que Edgar Allan Poe é bem assim!

      Excluir
  2. Oi, Elaine!

    Gostei da sua resenha! Ainda não li nenhum conto de Allan Poe, mas morro de curiosidade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila,

      Parabéns!
      Mande seu email com os dados para o envio do livro!

      Excluir
    2. Oba, oba, oba! :))
      Mandei o e-mail, vc recebeu?
      Beijinhos, e suuuuuuuuuuuuuper obrigada! :D :D :D

      Excluir
  3. Li esse livro há muitos anos pela indicação de um amigo. E é realmente muito bom! Você fica pensando nas histórias dias após ter lido. Quero muito ganha-lo. Quando será o sorteio??

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse conjunto clássico de contos de suspense e conhecer enfim a famosa obra de Poe, depois de ter visto tantos elogios à escrita dele. :)
    Beijos
    desaliene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    O Poe escreve terror e suspense algo assim, não é?
    nunca li nada dele mas gostaria imensamente.

    Bjuss

    Ariana
    jus.ariana@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Ah, faz tempo que quero ler algum livro do Edgar Allan Poe! Leitores que eu confio e que tem o gosto parecido com o meu elogiam muito esse autor. Espero ter a oportunidade de ler em breve! ;) Então, claro que quero participar da promoção! \o/ Fiquei interessada pelo "gato preto" adorei o nome, hehe. Deve ser um conto muito interessante.

    Beijos,
    Amanda
    @leiaecomente || amanda.az93@gmail.com

    ^_^

    ResponderExcluir
  7. Poe é um dos meus autores favoritos tanto na prova de horror quando na poesia . Suas obras são vasta profundas e nos fazem mergulhar no abismo de nós mesmos . Algo de humor aparece as vezes , algo de estranho se sobrepõe a graça. Macabro e inteligente , policial e dedutivo mas inovador . Sem dúvida uma mistura da influência dos contos góticos com a conturbação do crescimento urbano e da perda de si mesmo face a industrialização e a reprodução em série.
    Gênio - recomendo : O homem das multidões, Berenice, Retrato Oval e Barril de Amontilhado. Dos policiais : Duas Garrafas de molho.

    ResponderExcluir