23 maio 2012

Resenha: O Menino do Pijama Listrado


Esta reseha foi feita para um trabalho acadêmico, por isso ela tem um tom um pouco mais sério e crítico a respeito do livro. O livro teve uma adaptação para o cinema, muito bem feita, lançada no ano seguinte. Espero que gostem!

A história nos leva à Berlim, na Alemanha, no ano de 1940, onde Bruno, um menino alemão de 09 anos que se muda com sua família para o interior da Alemanha, mais especificamente em Haja-Vista, um campo de concentração nazista, onde se instalam numa confortável casa. Seu pai, um oficial militar de alta hierarquia, comanda toda ação previamente elaborada, sob as ordens diretas de Hitler.
A narrativa de Boyne torna-se muito doce, com ajuda da ingenuidade de Bruno, que estava alheio a todos os acontecimentos políticos de sua época. Esta ingenuidade será o ponto forte trabalhado pelo autor, que ao invés de narrar o extermínio dos judeus prefere abordar uma outra visão deste universo, a visão de uma criança alemã.
            Um momento interessante é quando Bruno, que não tinha nenhuma criança para brincar, conhece Shumel, um menino judeu que vive no campo de concentração ao lado de sua casa. A amizade entre os dois é imediata e a cerca que os separa não impede dela ir adiante. Neste ponto, temos a grande constatação da mensagem, quase que subliminar, que o mundo das crianças é bem mais simples e honesto.
            Apesar de vários personagens secundários serem necessários à coerência da história, alguns deles ficam com lacunas nas informações passadas, gerando perguntas que não são respondidas durante e a leitura, o que pode criar possíveis dúvidas na cabeça do leitor.
            O clímax da narrativa se dá no momento em que Bruno, levado pela curiosidade de um menino de sua idade, resolve, com ajuda de Shmuel, descobrir como é a vida do outro lado da cerca. A tensão do leitor aumenta a cada momento ao imaginar qual será realmente o destino de Bruno.

Sobre o autor:
Jonh Boyne é irlandês, nascido em 1971. Formado em Inglês e Literatura no Trinity College, Dublin, e escrita criativa na Universidade de East Anglia. Começou escrevendo contos e posteriormente alguns romances como o premiado O menino do pijama listrado, O Garoto do Convés e o recém-lançado Palácio do Inverno, seu sétimo romance.



Sobre o livro:
Páginas: 186
Ano: 2007
Editora: Cia das Letras

Um comentário:

  1. Olá, obrigada por seguir o blog que eu pedi. Estou seguindo aqui!

    Adorei encontrar uma resenha desse livro, John Boyne é um dos meus autores favoritos! Dele, já li O menino do pijama listrado, O garoto no convés e recentemente li O palácio de inverno (resenha sai em junho no meu blog).

    Realmente, a beleza de O menino do pijama listrado é ver a inocência de Bruno, uma criança vivendo em meio a guerra sem perceber.

    É um livro excelente, mas eu não sei se eu recomendaria para uma criança ler porque eu o acho muito pesado mesmo assim.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir