06 janeiro 2012

Resenha: A Mesa Voadora, L. F. Veríssimo


A Mesa Voadora de Luis Fernando Veríssimo, foi lançada no ano de 2001com uma nova edição pela editora Objetiva e faz parte de uma coletânea de livros de crônicas do autor chamada série Veríssimo.
Luis Fernando Veríssimo é um escritor respeitadíssimo nacional e internacionalmente e suas obras sempre são um sucesso entre os leitores.

O livro é composto de crônicas de assuntos relacionados à gastronomia, hábitos e experiências durante suas viagens pessoais e profissionais pelo mundo.
São ao todo 47 crônicas onde o autor nos faz rir, o que é bem no seu estilo, pensar e até mesmo nos emocionar com algumas citações.

Todas as crônicas são interessantíssimas porém algumas me chamaram mais a atenção ou pela criatividade do autor, ou pela forma que me identifiquei com as histórias. O Buffet logo no início do livro, desmistifica o que as pessoas da mais alta sociedade pensam mas não falam a respeito. As crônicas Salsinha, Ovo e Ressaca são as que mais se destacam no livro pela simplicidade com que Veríssimo trata o assunto e como consegue tornar cômico tantas situações cotidianas. Como todos fazemos sempre as mesmas coisas e não nos damos conta disso.
A diagramação do livro é muito bonita, com os capítulos divididos em crônicas e a capa é linda! A charge do escritor dentro de um prato co vinho e pão ao seu lado ficou bem próximo do conteúdo do livro! A editora Objetiva teve todo um cuidado com esta parte e ficou muito legal! Adorei!

Sobre o autor:
Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone. É casado com Lúcia e tem três filhos.
O autor assina colunas diárias em diversos jonais e tem obras adaptadas para o cinema, televisão e teatro. 


Sobre o livro: 
Páginas: 153
Ano: 2001
Editora: Objetiva
 
Este esta resenha faz parte Desafio Literário 2012.

3 comentários:

  1. Primeiro lugar, gostei muito da forma como você organizou as informações para o desafio literário. Segundo, adoreeei a resenha so livro do Verissimo, ele é o cara. =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bem estrutura a sua resenha. Concisa no ponto. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei tudo!!!! A escolha do livro, a resenha, parabens!!!!

    ResponderExcluir