03 janeiro 2012

Resenha: Julieta, Anne Fortier

A Obra Julieta, de Anne Fortier é uma obra extremamente interessante e cativante. Sua formação acadêmica em História e por ter morado em diversos países, contribuem para que os escritos de Anne tenham uma ligação muito forte com fatos que marcaram a história mundial.   

O livro conta a história de Jules Jacobs, que mora nos Estados Unidos com sua irmã gêmea Janice e a tia que as criou depois da morte dos pais em Siena, na Itália. Ao morrer tia Rose deixa um testamento onde deixa a casa para Janice e para a outra a chave de um cofre da mãe de Jules na sua cidade natal. Ao chegar lá, ela vai descobrir, que ela descende da então famosa Giulietta Tolomei, a mesma Julieta que foi inspiração para a tragédia de Shaskspeare, autor que ela tanto admira. Descobre também parentes que não sabia que tinha e que vivem ainda lá e toda a rivalidade com os Marescotti e Salimbeni e os Tolomei anda continua viva e que Frei Lourenço é um personagem real.  Existe, porém algo de muito estranho acontecendo, durante a estadia de Jules na Itália, pois todo o tempo ela parece estar sendo vítima de atentados. Alessandro, um policial que ela conhece através de uma figura interessante, a viúva Salimbeni, vai fazer parte da sua história tentando proteger a sua integridade física.
600 anos de história e uma maldição que se repete e acaba em tragédia entre as famílias. Assim Julies, ou melhor Giulietta, terá um papel importantíssimo na quebra desta maldição, porém o caminho que ela percorre é perigoso e cheio de incertezas.

É impreesionante a forma como a autora conseguiu encaixar todos os fatos presentes na obra de shakspeare. Não diria que é uma releitura obra mas sim uma continuação que chega no século XXI. Um livro pra ler com calma, para ser "degustado" pois o enredo é totalmente envolvente. Ah, a capa é linda, não é?

Sobre a Autora: 


Anne Fortier cresceu na Dinamarca, emigrou para os Estados Unidos em 2002 para trabalhar em cinema e é doutorada em História das Ideias pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca. A história de «Julieta» é inspirada na sua mãe, que sempre considerou Verona a sua verdadeira casa… até descobrir Siena. A sua estreia literária, «Julieta», já foi publicada em mais de 30 países.

Visite o site da autora 




Sobre o livro:
Páginas: 444
Editora: Arqueiro
Ano: 2011

Um comentário:

  1. Nossa, parece ser bem interessante mesmo! Adoro a história de Shakespeare e então provavelmente vou gostar dessa também.
    O seu blog é um amor, já estou seguindo! Agradeço o comentário lá no blog e fique a vontade para seguir! Beijo

    Carine
    @meiolivro

    ResponderExcluir