30 dezembro 2011

Retrospectiva Literária 2011


Este post faz parte da blogagem coletiva promovida pela Angélica Roz, do Blog Pensamento Tangencial!. Seguem minhas respostas!

O livro infanto-juvenil que mais gostei:  Cidade dos Ossos, da Cassandra Clare. Realmente a autora cativa e prende a atenção nos seus livros. A cada página lida dá mais vontade de ler a próxima, saber o que vai acontecer. Uma linguagem fácil e uma trama interessante! Essa foi a fórmula!

A aventura que me tirou o fôlego: Anjos e Demônios, Dan Brown. As aventuras do professor Robert Langton são realmente de tirar o fôlego. Ele me pareceu um macgyver da simbologia histórica heheh. enfim gostei!

O terror que me deixou sem dormir: Não leio livros de terror...(cagona que só), mas o desafio literário vai me ajudar a vencer o medo...mês de setembro, me aguarde!!

O suspense mais eletrizante: Desaparecido para Sempre, Harlan Coben. Foi incrível como cada acontecimento me surpreendia neste livro. Foram acontecimentos repletos de emoção e suspense.

O romance que me fez suspirar: Julieta, de Anne Fortier. Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei são e serão o casal que sempre farão suspirar. As declarações de amor dos dois contagiam até os menos românticos!

A saga que me conquistou: Guerra dos Tronos, de R.R. Martin. Um livro de 592 páginas e simplesmente não dá vontade de parar de ler... resumo de como esta série me conquistou!

O clássico que me marcou: As Brumas de Avalon, de Marion Zimer Bradley. Este livro mexeu comigo ao extremo, minhas emoções, meu estado de espírito, minhas reflexões e minhas concepções. Pra não entregar nada pra quem não leu, digo que tem um acontecimento triste, acho que no 3º livro, e eu tinha um churrasco no dia que li este capítulo. Fiquei arrasada e não consegui disfarçar, todos me perguntavam no churrascoo que eu tinha e eu respondia, pra protesto tota,l que era um acontecimento do livro...kkkk. Bom, fui taxada de louca, mas não me importo, o livro mereceu meus sentimentos!!!

O livro que me fez refletir: Identidade Roubada, de Chevy Stevens. A confiança que depositamos nas pessoas é algo que sempre me faz refletir. O ser humano é capaz de atrocidasdes que menos esperamos, ou esperamos, mas sempre nos surpreendemos.

O livro que me fez rir: Melancia, Marian Keys. Esta autora apresentou uma personagem que em situações trágicas que se tornaram cômicas sem perder a catarse. Muito bom mesmo! Também ri muito com O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Apesar de ter visto o filme e ter amado, o livro consegue incrivelmene melhor, eu ria sozinha como uma maluca no ônibus e no trem.

O livro que me fez chorar: O Diário de Anne Frank e Infância, de Graciliano Ramos. Anne foi uma menina cheia de sonhos, fantasias, ideias para o futuro não só dela mas de sua família, tudo destruido pela loucura de homens que pensavam que eram melhores que os outros por conta de sua raça, tom de pele, idioma e costumes. Deprimente. Em Infância  foi duro ver com os próprios olhos(imaginários, é claro!) o que a gente ouve falar sobre a infância dura e triste das crianças pobres do interior do nordeste. Chorei muito...aff...

O melhor livro de fantasia: Guerra dos Tronos, R.R. Martin. Todo mundo criado pelo autor, seus personagens riquíssimos e toda trama muito bem ligada, fez deste livro o melhor no quesito fantasia e série.

O livro que me decepcionou: Paixão, Lauren Kate.  Os livros da série Fallen e Tormenta foram bons, sendo o segundo melhor que o primeiro. Eu acho que esperava mais de Paixão ele não me deu aquela sensação de quero mais como os outros dois. A leitura foi cansativa apesar dos desfechos. Enfim, eu queria mais do que o livro me deu....

O livro que me surpreendeu: Leite Derramado, Chico Buarque. Foi o primeiro livro que eu li deste autor e achei que seria uma decepção total, afinal o que ele é? Músico? Sim. Compositor? Sim. Escritor? Sim, sim sim! E dos bons! uma agradável surpresa literária. Agora pretendo ler mais da sua bibliografia.
Não foi atoa que o livro ganhou o Prêmio Jabuti 2010.

A frase que não saiu da minha cabeça: Na verdade são duas...(pra variar...rs) lá vão:
"Talvez a desilusão seja o medo de não pertecer mais a um sistema. No entanto se deveria dizer assim: ele está muito feliz porque finalmente foi desiludido. O que eu era antes não me era bom." (Clarice Lispector, em A Paixão Segundo GH, p11.)
"...¬Minha mãe disse-me que os mortos não cantam -  contou Will
    ¬Minnha ama de leite disse a mesma coisa, Will - respondeu Royce - Nunca acretide em nada do que     ouvir  junto à mama de uma mulher. Há coisas a aprender mesmo com os mortos..." (Guerra dos Tronos - Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um, pág 6)
A personagem do ano: Morgana das Fadas. A personagem principal de As Brumas de Avalon me conquistou por completo. Ela é um misto de mulher forte e frágil ao mesmo tempo. Sim, é isso que torna Morgana especial.

O casal perfeito: Romeo Marescotti e Giulietta Tolomei. O amor através dos séculos.

O(a) autor(a) revelação: Harlan Coben. Eu achei que este autor era mais um "vendedor de livros", comecei a ler seus livros desacreditada e vi que realmente é um grande escritor de thriller. Mordi a língua...rs

O melhor livro nacional: Clube dos Anjos - Gula, do Luis Fernando Veríssimo. Ele é realmente fantástico, conseguiu criar uma história fascinante para o tema destinado a ele nesta série que conta com diversos autores de todo o mundo. Muito bom! Leitura Recomendadíssima!

O melhor livro que li em 2011: Estou muito dividida pois li livros ótimos em 2011. Entre leituras e releituras estão: As Brumas de Avalon, Harry Porter e Guerra dos Tronos, sem uma ordem específica, pois seria impossivel ordenar.

Li em 2011 45 46 livros. Uffa, não foi fácil, já que tive que conciliar monografia e minhas leituras não acadêmicas, mas foi o que consegui.


A minha meta literária para 2012 é 60 livros. Deus me ajude a ler tudo que eu quero...rs...

Gente, então é isso...
Espero que tenham gostado da minha listinha, minhas leituras
bjusss

Um comentário:

  1. 60 é uma meta ousada. Mas é ótimo se propor a fazer algo tão prazeroso,né?


    Boas Leituras neste 2012 para nós! :)

    ResponderExcluir