28 dezembro 2011

Resenha: Guerra dos Tronos, R. R. Martin

A Guerra dos Tronos, do George R. R. Martin é o primeiro livro da série Crônicas de Gelo e Fogo.
O autor chegou a ser considerado tão bom quanto Tolkien, de O Senhor dos Anéis, provavelmente pelos personagens riquíssimos e extremamente marcantes, genialidade e profundidade de todo mundo fantástico criado, onde verão pode durar anos e o inverno pode não ter fim...

A saga conta a história de, basicamente das famílias ligadas diretamente ao poder do reinado. São elas os Starks (Reino do Norte - Winterfiel), os Baratheon, na pessoa do Rei Robert, Lannister (Porto Real - Atuais Reis), Targaryen (Destituidos do reinado pelos Baratheon), os Tully (de Correrio) e os Arryn (Montanha e Vale da Águia). Estas famílias são "Casas" importantes com toda uma tradição, lemas, bandeiras e crenças, mas o entrelaçamento delas, cada uma em defesa de sua casa, honra, direitos e ideais que faz com que a guerra seja um fato e seu desfecho torne a história de uma proporção inemaginável. Algumas são inimígas uma das outras e também aliadas, conforme sua ideologia e interesses.
Um ponto a parte da história é a Patrulha da Noite,  formada por homens que se vestem de negro e fazem um voto vitalício de guardar a muralha que separa todos os reninos do Norte. O Norte, para além da muralha é o lugar de onde se ouvem histórias estranhas e lendárias sobre um mundo desconhecido e criaturas aberradoras. Os irmãos negros, como são chamados os patrulheiros, e suas atividades são colocados à margem da narrativa, propositalmente acredito, para percebemos a importância que dada à eles pelos os reinos, já que são formado basicamente de bastardos, pobres e pessoas de menos prestígio.
Ao aceitar em ser a Mão do Rei Robert Baratheon, Eddard Stark do Reino de Winterfiel, desencadeia uma série de acontecimentos e aventuras que envolvem a segurança do Rei e de sua própria família. Neste momento, testemunhamos junto com Eddard do que o ser humano é capaz quando se almeja o poder, dinheiro e honra/fama. A frase sombria dos Starks, que se repete durante o livro, e faz muito sentido ao longo dele é "O inverno está para chegar".
Apesar de ser literatura fantástica, o mundo inventado por Martin se assemellha em alguns momentos com o que conhecemos de Idade Média e a guerra entre os reinos pelo poder e ocupação de territórios
O personagem que considerei mais interessante, entre tantos, foi o anão Lannister. É uma figura extremamente marcante, inteligente, carismática e engraçada.

"...¬Minha mãe disse-me que os mortos não cantam -  contou Will
    ¬Minnha ama de leite disse a mesma coisa, Will - respondeu Royce - Nunca acretide em nada do que     ouvir  junto à mama de uma mulher. Há coisas a aprender mesmo com os mortos..."

"Conheça os homens que o seguem e deixe que eles o conheçam. Não peça a seus homens para morrer por um estranho"

Leitura mais que recomendada!! Esta série está entre as  minhas melhores leituras deste ano! Simples assim! A quantidade de páginas assusta, com certeza, mas depois que a gente começa a ler, não dá vontade de parar!

Sobre o Autor:
George R.R. Martin nasceu em Bayonne, New Jersey, é escritor e roteirista. Trabalhou 10 anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de diveros best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos de 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra As Crônicas de Gelo e Fogo.

Sobre o Livro:
Páginas: 592
Editora: LeYa
Ano: 2010

A série vem sendo exibida pela HBO em capítulos e já tem ganhado inúmeros telespectadores devido ao grande sucesso.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A série da HBO eu acompanho com afinco, já dos livros eu fujo! E não é o número de páginas que me assusta, e sim os nomes complicados. Tenho sérios problemas com isso...hehe.
    Bom fim de ano!

    ResponderExcluir