15 maio 2012

Resenha, Estilhaça-me de Tahereh Mafi

O livro Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, é uma distopia. Isso já começa a dizer muita coisa do livro que se passa no futuro, depois que a todo planeta passa por um caos e surge um governo chamado Restabelecimento, que assume o controle de tudo, inclusive militar, prometendo promover a paz diante da turbulência que o mundo chegou através das guerras, doenças, morte dos animais, falta de comida etc.
Juliette será uma vítima, primeiramente de seus pais, e depois deste governo, pois eles descobrem que ela tem "poderes" letais. Ela ficará dividida entre aceitar seus "poderes" como um dom ou como uma maldição. Neste momento o Restabelecimento percebe que ela pode ajudá-los a dominar completamente o planeta.
A chegada de Adam, um antigo amigo da época da escola, vai mudar toda a vida de Juliette, juntos eles irão enfrentar as dificuldades de fugir do inferno criado pelo Restabelecimento.

O livro tem uma temática super legal, o que me fez devorá-lo em 02 dias. A escrita da autora é muito, muito boa,  fácil. Narrado em 1ª pessoa, ele reproduz o tempo todo, os pensamentos da protagonista. Eles são colocados em letras riscadas, ora com algo que ela pensa mas não diz, ora com coisas que ela descobre mas não pode dizer em voz alta. Daí você entende porque na própria capa aparece desta forma:

MEU TOQUE É LETAL      MEU TOQUE É PODER

Achei a protagonista muito intressante, pois ela trilha um caminho de superação, de afirmação e capacidade. Mesmo sendo maltratada por muita gente sem saber o motivo, ela não os odeia, não os culpa.
Faltaram algumas informações sobre ela, que acredito, que serão reveladas nos livros posteriores já que trata-se de uma série. Em um dado momento Juliette descobre algo, que me decepcionou, que acaba nos remetendo à outras séries distópicas parecidas. Isso não compromete a indicação do livro, só não teve um final surpreendente.

Sobre a autora:

Tahereh Mafi é uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticut e, atualmente, mora no Condado de Orange, Califórnia, onde o clima é um pouco perfeito demais para seu gosto. Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de balas, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance. 

Visite o site da autora www.taherehmafi.com / Twitter @TaherehMafi




Sobre o livro:
Páginas: 304
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito

Um comentário:

  1. Também gostei bastante de Estilhaça-me e, como você, o devorei rapidinho!

    Se você o que te decepcionou foi a particularidade que Adam e Warner têm em comum, preciso dizer, eu também não gostei de saber que o segundo também... porque isso cria um clima de triângulo amoroso e eu não acho legal porque ele não é um homem bom, mesmo que ele aparente gostar dela.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir