03 fevereiro 2012

Resenha: Alhos e safiras


Sinopse: A jornalista americana Ruth Reichl sabe que um bom crítico de gastronomia tem que permanecer anônimo, mas quando ela é contratada para ser a mais importante crítica gastronômica do país tudo muda de figura. Sua foto é pendurada em cada cozinha na cidade de Nova York. Os gerentes oferecem dinheiro vivo em troca de informação quente sobre suas visitas. Estendem o tapete vermelho quer ela goste ou não. 'Alho e Safiras' é o delicioso relato de Ruth Reichl sobre sua experiência como crítica gastronômica do New York Times, quando decidiu criar disfarces para passar despercebida em suas idas aos restaurantes de Manhattan e, assim, poder avaliá-los imparcialmente. Jornalista talentosa, Reichl recheia o livro com histórias impagáveis sobre as diversas personas que criou para ludibriar os gerentes dos restaurantes. Destaque para sua célebre crítica 'dupla', em que compara o atendimento de um dos restaurantes mais chiques de Manhattan em diferentes ocasiões - quando vai disfarçada como uma ex-professora de segundo grau nouveau riche, ela é ignorada e esnobada pelo staff; quando vai como Ruth, a crítica gastronômica mais poderosa do país, o resultado, obviamente, é outro. Para completar, a autora ainda inclui algumas de suas receitas favoritas e melhores críticas.

 Achei a leitura super leve e divertida. O livro que traz as memórias da crítica gastronômica do NY Times nos leva a uma interessante panorâmica do mundo e submundo da gastronomia americana, quesito restaurantes. A jornalista como de uma forma difícil e cômica conseguiu mudar a visão do público em relação ao que realmente é bom, ou seja, nem sempre o caro é o melhor. Alguns momentos foi muito corajosa em desafiar seu próprio emprego mas não perder sua essência ou mesmo se vender para avaliar como bom somente aqueles que tratam bem quem pode pagar por isso. Um livro bom para que gosta deste assunto gastronômico, pois além das críticas publicadas ele traz também receitas que eram utilizadas pela própria autora.

Sobre o livro:
Páginas: 359
Editora: Objetiva
Ano: 2006

Este esta resenha faz parte Desafio Literário 2012.

2 comentários:

  1. Gostei da resenha! Vai pra lista para ler!!!
    bjbj
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e parece ser muito engraçado. Ao pensar em crítico gastronômico, só conseguimos imaginar que ele tem um bom emprego, pois é pago para comer bem e dar suas opiniões. Nunca imaginei que tivessem que se disfarçar para conseguir avaliar os restaurantes de forma imparcial.
    Valeu pela dica!
    bjo

    ResponderExcluir