28 fevereiro 2012

Resenha: Tortura cor de rosa


Sinopse: Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno.

Resenha: O livro aborda cmo tema central o bulling, que está em discussão nas grandes mídias e presente nas escolas e outros ambientes sociais. A personagem principal, Ava, é uma menina tímida, filha de um militar, que por sua profissão, está sempre se mudando. Nestas mundaças Ava tem sempre que se adptar ao novo lugar, novo colégio, e novos amigos e aí está sua dificuldade, fazer amizades quando os grupinhos já formados atrapalham que ela seja aceita. O tipo de bulling abordado pela autora não é exatamente porque ela é timida, filha de militar, inteligente ou religiosa, a perseguição se dá por ela chamar a atenção de um menino em especial, Lucas. Então a perseguição à vida de ava começa, pois ela não vai aceitar obedecer ordens de uma patricinha mimada que pensa é dona de tudo, inclusive de Lucas e que tudo gira ao seu redor. O livro também aborda outras questões como os conflitos presentes em famílias estruturadas ou não.
A narrativa é bem leve e gostosa de ler, a autora consegue prender a atenção, com uma situação do cotidiano escolar, que faz a gente se emocionar, se envolver com as dificuldades e temores adolescentes. Os personagens são bem construídos e bem definidos. Achei que a história daria "mais pano pra manga" mas quem sabe não terá uma continuação...Ótimo livro, super recomendado!
Clique aqui para baixar o 1º capítulo.
  
  
Sobre a Autora:

Lycia Barros, mora no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Formada em Letras pela UFRJ hoje se dedica integralmente à escrita. É autora de outras obras como "Entre a Mente e o Coração", "A Bandeja, Qual Pecado Te Seduz?".

Visite o site da autora: Lycia Barros





Sobre o Livro:
Páginas: 152
Ano: 2011 
Editora: Atitude 

Este post faz parte do booktour promovido pela Tathy do Eu Sou Assim, onde também tive a oportunidade de ler o livro "Entre a Mente e o Coração", da Lycia Barros . Resenha aqui.

Um comentário: