29 fevereiro 2012

Resenha: Emma - Jane Austen

Sinopse:
Emma, uma jovem aristocrata, vive entediada em uma localidade perto de Londres em companhia de seu pai. Depois que sua governanta e confidente se casa, sua vida torna-se mais enfadonha. Até esquece seus anseios amorosos. Mas quando menos espera surge um amor.

Resenha:
Pode-se dizer que a autora tem uma escrita profunda. Os personagens são intensos e, por isto, tornam-se apaixonantes. Emma não foi diferente, apesar do livro relatar que a autora chegou a dizer que Emma seria sua personagem mais odiada pelo público leitor, ela enganou-se totalmente, ela não só conquistou seus leitores como virou um de seus livros mais lidos. Como ela mesma dizia, três ou quatro famílias são os melhores ingredientes para um romance...logo percebemos claramente isto no livro. Uma história passada em um vilarejo a poucos quilômetros de Londres e personagens que ganharam vida com suas páginas fazem deste livro interessante e doce.
A história da jovem Emma, uma moça rica, de boa família, que tem manias de arranjar casamentos entre seus amigos, já que ela mesma está decidida a nunca se casar. Este passatempo curioso e bem intencionado de Emma vai esbarrar no preconceito e na intolerância de pessoas desta sociedade a que ela pertence e assim perceber onde realmente está o valor delas.
A crítica de Jane Austen, sempre presente, vai abordar o tema do casamento arranjado e a decisão de casar-se por amor e não por conveniência, o preconceito das famílias ricas em relação as de posses menores, o caráter e o bom senso postos a prova a todo momento. 
Um livro delicioso de ler. Não é atoa que a cada dia gosto mais de sua escrita e me apaixono por seus livros!
Sobre a autora:
Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, em 1775, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Jane também é autora de Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade e A Abadia Northanger.
 

Sobre o livro:
Páginas: 463
Ano: 2011
Editora: Bestbolso 

Este esta resenha faz parte Desafio Literário 2012.

3 comentários:

  1. Oi Elaine, vi o seu comentário no skoob e vim dar uma olhada na sua resenha.
    Minha intenção também era ler Emma para o Desafio Literário, mas senti que eu demoraria mais do que o previsto, então troquei por Marina e li Emma sem um prazo a me enforcar (ou quase, porque tinha que começar a leitura do tema de março e não queria postergar Emma mais do que o absolutamente necessário).
    Este livro é delicioso mesmo, e talvez o mais leve da autora (ou talvez não, só li dois livros dela e vi sinopses e comentários por aí).
    Também fiz resenha, se quiser dar uma lida: http://esperandooesperado.blogspot.com/2012/03/livro-emma-jane-austen.html

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro da Jane que eu ainda não tive a oportunidade de ler. Dizem realmente que é um dos melhores da autora.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, pois adoro os livros dela. (:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine, eu vi a sua mensagem no skoob e quis vir aqui dar uma olhada. Gostei muito da tua resenha, Emma realmente é um livro muito gostoso de se ler. Eu amo a Jane Austen. Sempre leio e releio os livros dela e eu recomendaria isso a todos pois sempre descobrimos alguma coisa que passou despercebida na primeira, ou até na segunda vez que lemos um livro. Parabéns pela resenha, se fizer mais alguma da Jane Austen ou de qualquer outro autor romãntico pode avisar :)

    ResponderExcluir