14 setembro 2011

Leite Derramado - Chico Buarque


O livro de Chico Buarque, sim ele mesmo!
Olhem, me surpreendi em vê-lo como escritor. Li com uma certa desconfiança o livro pensando que iria me decepcionar a qualquer momento, pois duvidei que ele fosse um bom escritor e... mordi a língua! Ele é muito bom e a história é uma gracinha, dá vontade de vc levar a personagem pra casa com você!

Então... o livro conta a história de um senhor que relata suas memórias em um leito de hospital. O homem era membro de uma familia tradicional carioca, com antepassados ilustres e conhecida da alta sociedade. A decadência socio-econônmica desta família, relatada pelo ancião, é onde a maior parte da história se prende, passando por fatos históricos, relatando assuntos pertencentes à sociedade machista, preconceituosa e assuntos cotidianos do Brasil na década de 50. Por falar o tempo todo, quase sem pausa, o narrador não se dá conta de quem o está escutando e muitas vezes esquece que está no hospital e fantasia ainda estar em sua mansão no bairro do Flamengo. Ele se lembra dos fatos e se esquece ao mesmo tempo que já os contou e  por isto eles são relatados diversas vezes ao leitor, fazendo-nos sentir que realmente é uma pessoa bem idosa com resquicios de esquecimento que está narrando a história.

Leite Derramado é muito interessante e recomendo a todos!
Deêm uma chance ao escritor Chico Buarque e não irão se arrepender!

Sobre o autor:
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. Cantor e compositor, publicou as peças Roda viva [1968], Calabar [1973], Gota d’água [1975] e Ópera do malandro [1979]; a novela Fazenda modelo [1974] e os romances Estorvo [1991], Benjamim [1995] e Budapeste [2003]


Sobre o Livro:
Páginas: 200
Ano: 2009
Editora: Cia das Letras

2 comentários:

  1. oi elaine, obrigado pela visita. só te recomendo uma coisa ao ler GOT: cancele todo o resto da sua agenda, pq vc vai viciar e ñ vai largar +. eu até me surpreendi pq há anos isso ñ acontecia comigo. melhor, acho q nunca aconteceu antes, pois os livros q eu viciava eram pequenos e acabavam logo.

    qto ao chico, só falta 1 livro pra eu terminar toda a bibliografia dele. mas o meu preferido continua sendo o budapeste.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que delícia de resenha!
    Eu nunca li nada de Chico Buarque e agora fiquei morrendo de vontade =)

    ResponderExcluir