26 julho 2012

Eu indico - Ensaio sobre a cegueira: Saramago

Sinopse: 
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

Pessoal,
Estreando o Eu indico! do blog está o livro Ensaio sobre a cegueira do José Saramago.
Eu li recentemente e posso assegurar que o livro é incrível!!!!!!!!!!!!
Não é porque o livro é DO Saramago e aquela coisa que todo mundo deveria achar bom porque todo mundo diz que o escritor é bom...nada disso! O livro é bom porque é bem escrito, porque envolve, prende, fascina, emocinona, faz repensar a vida, prioridades, ou seja, é completo!  Talvez por isso Saramago é tão aclamado! Merecidadaente, diga-se de passagem!
Sabe aquela sensação de quando lemos um livro muito bom e você fica se perguntando por quê não leu antes? Pois é, foi assim que me senti!

O livro teve uma adaptação para o cinema em 2008, com o mesmo título e foi  dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. O filme também é muito bom mas, é até "leve" se comparado ao livro!



Então está aí... Eu indico do mês!
Depois voltem pra me contar o que acharam!!!

Um comentário:

  1. Ensaio sobre a cegueira foi o primeiro livro que li do Saramago e virei fã. Gostando ou não, uma coisa é certa: ninguém termina o livro sem ter uma opinião forte sobre ele.
    E o filme é sensacional, explora bem a podridão humana. O fofo do Gael García Bernal conseguiu me deixar com ódio do personagem dele!
    Altamente recomendável!
    bjo

    ResponderExcluir