17 outubro 2011

Livro "Claraboia" de Saramago nas livrarias

Claraboia, um romance inédito que José Saramago escreveu nos anos 1950, está disponível em formato digital. O texto chegou aos e-books duas semanas antes de sua publicação em papel. Segundo um comunicado da Fundação Saramago, a obra, editada em português pela editora Caminho, chegará em 17 de outubro às livrarias de Portugal e do Brasil. Já as versões em espanhol, catalão e italiano devem sair somente no ano que vem.

O escritor português, morto em junho de 2010, havia completado 30 anos quando decidiu entregar o manuscrito de Claraboia a uma editora que não lhe respondeu nem devolveu o original. Quarenta anos depois, a mesma empresa encontrou a obra do ganhador do Nobel de Literatura perdida durante uma mudança e informou Saramago de seu interesse em publicá-la. Na ocasião, porém, o autor rejeitou a oferta por terem se passado muitos anos. Ele deixou nas mãos de seus herdeiros a decisão de editar o livro.
Saramago publicou seu primeiro romance, Terra do Pecado, em 1947. Após quase duas décadas, lançou Os Poemas Possíveis, em 1966. O reconhecimento mundial, no entanto, só foi obtido quando o escritor chegou aos 60 anos, com Memorial do Convento (1983).
Anos mais tarde repetiu o sucesso com Ensaio Sobre a Cegueira (1993), que foi adaptado para o cinema, em 2008, pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Saramago chegou ao ápice em 1998, quando se tornou o único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura.

Fonte: Veja on line

4 comentários:

  1. Adoro Saramago, e Ensaio sobre a cegueira é um dos meus livros favoritos da vida.
    Mas esse aí eu não conhecia ainda...

    ResponderExcluir
  2. Oie anjo...muito obrigado pela sua visita e sua marquinha no meu blog.. tenho sempre um carinho especial por quem me visita e por quem passa pelo meu cantinho... considere-se seguida... bjs e abraços! haaa ia esquecendo do Boa Noite! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oii Elaine!!!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas confesso que não conhecia o autor rsrs E foi muito bom conhece-lo e saber um pouco sobre ele!
    Primeira vez que visito o seu blog, e já estou seguindo, espero que goste do nosso também, te convido para conhecê-lo! ^^
    Beijos!!

    Elidiane - Leitura entre amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, adorei o seu cantinho!
    Sou doida para ler Saramago, ainda não li nada dele.
    Beijos

    ResponderExcluir