14 fevereiro 2011

Por que gosto de ler livros?

Este post faz parte da blogagem coletiva Por que gosto de ler livros?

Eu, talvez ao contrário de muitos leitores assíduos, comecei a ler bem tarde. As vezes, paro pra pensar e vejo que talvez seja porque os livros nos quais fui iniciada não me atraíam, não me chamavam a atenção e e claro, que hoje como professora tento não cometer este erro. Em compensação, hoje sou uma leitora e tanto...leio tudo, tá...quase tudo rs. Tenho uma fome, uma sede de ganhar o tempo perdido, tempo em que eu não lia praticamente nada, aí devoro tudo que vejo pela frente, clássicos, best-sellers, artigos etc e em qualquer lugar, no ônibus, no trem, em casa, na hora do almoço e sempre 3 a 4 livros ao mesmo tempo.


A leitura pra mim é um prazer, que fui amadurecendo pois sou um pouco preguiçosa e para os preguiçosos ler é uma árdua tarefa. Confesso que a faculdade de letras me ajudou bastante nestes últimos anos, mas ler se tornou uma necessidade, um vício, não consigo mais ficar longe de meus livros!

Me lembro agora de uma passagem no livro "A Insustentável Leveza do Ser", do Milan Kundera, onde a personagem principal dizia que se sentia fazendo parte de uma sociedade secreta, ela e todos leitores, o livro era o sinal de que a pessoa pertencia a esta sociedade...bem eu me sinto um pouco assim. Pode até parecer um preconceito, mas quando vejo alguém lendo eu presto mais atenção naquela pessoa, qual livro está lendo, imagino que livros ela já leu, que tipo de leitura ela gosta, ou seja, se torna mais interessante pra mim.


Um abraço a todos e leiam mais!!!! Sempre!

9 comentários:

  1. Olá Elaine!
    Para mim também, a leitura é um prazer. Sabes que eu também noto que me interesso muito em saber o que alguém está lendo? Quero logo ver o título e faço até ginástica (rsrs) pra conseguir. Coisa de leitores, rsrs!! Adorei o texto e adorei também lembrar Kundera. Esse livro me marcou profundamente. Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, eu, ao contrário de vc comecei a ler desde que me entendo por gente...herança que meu pai passou para os três filhos. A maoir riqueza que nos deixou, pois com isso, todo um mundo de descobertas, através da leitura se abriu para nós, para mim inclusive, me tornando escritora. Prazer em te conhecer, tb estou na coletiva, beijos,

    ResponderExcluir
  3. Estou dando uma olhada nos posts da blogagem coletiva e gostei muito do seu :) Sou louca por A Insustentável Leveza do Ser.

    ResponderExcluir
  4. Nossa ler é algo esplêndido.
    Confesso ser um pouco preguiçosa pra ler, mas LER é algo que envolve e fascina. Quando uma amiga me indicou o livro Meu Pé de Laranja Lima em um dia no outro estava com ele em e-book e li em poucas horas, o livro é maravilhoso, fantástico. E é com obras assim que procuro me inspirar pra ler cada vez mais e mais. D+ seu blog está de parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Professora? Que legal. É uma ótima profissão.
    Adorei seu blog e entendo bem essa sede por leitura.
    Não tem como não se apaixonar por um livro após viajar em suas histórias se desligando por completo do mundo, é ótimo.
    Abraços =*

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela participação!

    Estou impressionado pelo número de participações, pela qualidade e pelo número de comentários que cada post individualmente recebeu. Parabéns!

    Convido para a nova blogagem coletiva. Desta vez o tema é Meu Personagem Favorito de Livro: http://migre.me/3TwQ1

    Se puder participar novamente, será muito legal!

    ResponderExcluir
  7. Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.

    Autor Miguel Unamuno
    Bjs com carinho

    ResponderExcluir
  8. Olá Elaine,
    adorei sua confissão de leitora tardia, o interessante é que cedo ou tarde o maor pela leitura quando bate eles é arrebatador. Comecei a ler na adolescencia quando me deparei com este movimento de despreendimento do real,essa viagem mágica que podemos fazer a cada página virada.
    bjos

    ResponderExcluir