11 janeiro 2011

Professor? Eu?


Fugindo dos tradicionais temas como aborto, desigualdade social, entre outros a UFRGS propôs como tema da Redação do Vestibular 2011 o atual desinteresse dos jovens pela profissão de professor.

O texto dizia o seguinte:

“É indiscutível que o professor é fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Sob sua responsabilidade, formam-se vários profissionais, e, por este fato, a profissão de professor é muitas vezes apelidada de ‘profissão das profissões’. Entretanto, só isto não basta para caracterizar sua dimensão. É preciso olhar para o professor com olhos de quem quer ver um país melhor”.

Uma dissertação em que se avaliasse por que a profissão de professor se encontra desvalorizada entre jovens. Isso é o que a banca esperava. O estudante deveria ainda fazer uso de dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas e da relação candidato-vaga para os cursos de Licenciatura nos últimos vestibulares da UFRGS.

Este assunto me pôs a lembrar de quantas vezes (e acho que seria impossível contar...rs) as pessoas faziam careta ou se espantavam toda vez que eu respondia que fazia/faço faculdade de letras e/ou, –Sim! Eu quero ser professora! Ao longo dos anos de faculdade percebi que estava na contramão do que a sociedade espera de uma “grande profissão”.

3 comentários:

  1. Elaine, tudo bem?
    Aos 17 anos, quando disse ao meu pai que meu sonho era ser professora e fazer a faculdade de Letras, ele me disse que isso não era um sonho, era um pesadelo. Ele me disse isso há 37 anos. Será que ele era um profeta? rsrs...
    Na minha família, existem "dezenas" de advogados. Meu pai era advogado e minha irmã é procuradora. Adivinha qual profissão ele queria pra mim?
    Eu acreditava que meu pai havia ficado decepcionado comigo, mas, na véspera da sua morte, nós tivemos uma conversa muito linda. Nós não sabíamos, mas era a nossa despedida. Nessa conversa, ele me disse que tinha muito orgulho de mim e eu nunca vou me esquecer dessas palavras.
    No Natal de 2010, fez 20 anos que ele faleceu e eu lhe digo que, em nenhum dia da minha vida profissional, eu manchei esse orgulho que ele sentia de mim. Essa foi a minha maior vitória.
    Em seu discurso de posse, a presidente Dilma disse que nós, professores, somos as verdadeiras autoridades da educação. Em nenhum dia da minha vida, eu duvidei disso.
    Seja muito feliz!
    Feliz 2011 e fique com Deus.
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Visite meu outro blog:
    http://www.flordolacio.com/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Escolhi meu curso no ano passado e quase fiz licenciatura em matemática. Inúmeras pessoas e familiares conversaram comigo afim de me fazer desistir de ensinar. No fim das contas, passei para engenharia eletrônica com ênfase em software que também adoro, mas dou aula de matemática para o ensino fundamental em horários vagos.
    É muito triste ver o quanto essa profissão não é vista com bons olhos por todos, apesar de ser a profissão mais importante por ser a "A profissão das profissões", penso em ensinar daqui uns anos, vai depender de que rumo minha vida irá tomar, mas admiro e sempre admirei essa carrera.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir